2 Arquitetura de Sistemas Operacionais 5 a edição Francis Berenger Machado (berenger@pobox.com) Mestre em Administração de Empresas na PUC-Rio, graduado em Engenharia Eletrônica pelo CEFET-RJ e em Informática e Psicologia pela PUC-Rio. Atualmente é sócio da Descartes Consultoria ( além de lecionar na PUC-Rio e IBMEC. É autor do livro Fundamentos de Sistemas Operacionais. Luiz Paulo Maia (lpmaia13@gmail.com) Mestre em Informática pela UFRJ/NCE, graduado em Informática pela PUC-Rio e pós-graduado em Marketing pela mesma instituição. Atualmente é professor no Instituto Infnet e consultor na área de sistemas operacionais, redes e segurança. É autor dos livros Arquitetura de Redes de Computadores e Fundamentos de Sistemas Operacionais, e autor do software SOsim.
Arquitetura De Sistemas Operacionais Francis Berenger Machado Download Pdfl
6 Microsoft Windows f 1. Histórico A Microsoft lançou em 1981 seu primeiro sistema operacional, o MS-DOS (Disk Operating System), para a linha de computadores pessoais IBM-PC, concebido para ser um sistema operacional de 16 bits, monoprogramável, monousuário e com uma interface de linha de comando. O MS-DOS foi desenvolvido com base no sistema operacional CP/M e algumas ideias do Unix. Em 1985, é lançada a primeira versão do MS Windows, que introduziu uma interface gráfica, porém manteve o MS-DOS como o sistema operacional. As versões posteriores do MS Windows, como Windows 3.0, Windows 95, Windows 98 e Windows Me, apesar de várias melhorias e inovações, sempre tinham o MS-DOS como o núcleo do sistema operacional. Devido às inúmeras limitações e deficiências do MS-DOS, a Microsoft começou a conceber um novo sistema operacional em 1988, conhecido como Windows NT (New Technology). Este novo projeto foi conduzido por David Cutler, ex-projetista da Digital Equipment Corporation (DEC), que foi responsável pelo desenvovimento de inúmeros sistemas operacionais, como o PDP/RSX e o VAX/VMS. Além da grande influência do sistema operacional VMS, no projeto do Windows NT foram utilizados vários conceitos dos sistemas OS/2 e LAN Manager. Em 1993, a Microsoft lança o Windows NT nas versões para desktop e servidores, sistema operacional de 32 bits, com multitarefa preemptiva, multithread, memória virtual e suporte a múltiplos processadores simétricos. O Windows NT não tem qualquer relação com a arquitetura do MS-DOS, mas oferece compatibilidade parcial com aplicações legadas, além de ter incorporado algumas de suas características, como a interface gráfica. Com isso, passaram a existir duas linhas de sistemas operacionais com arquiteturas completamente distintas, porém com a mesma interface para o usuário (Fig. 1). O Windows 2000 é uma evolução do Windows NT versão 4, pois mantém a mesma arquitetura interna. O Windows 2000 passou a incorporar alguns recursos da família DOS-Windows, como a função de plug-and-play. A grande novidade trazida pelo sistema é o Active Directory, que funciona como um serviço de diretórios e veio substituir o conceito de domínio existente no Windows NT.
7 Microsoft Windows 3 Fig. 1 Histórico dos sistemas operacionais MS Windows. ff 2. Características O Windows XP, lançado em 2001, introduz uma nova interface gráfica e alguns poucos recursos adicionais, porém mantém a mesma arquitetura do Windows A partir do Windows XP, a Microsoft começou a descontinuar as famílias DOS-Windows e Windows NT/2000, integrando as duas linhas de sistemas operacionais. Em 2003, é lançado o Windows Server 2003, nova versão do Windows 2000 Server, com suporte a processadores de 64 bits. Em 2007/2008, a Microsoft lança o Windows Vista para desktops e servidores. Sua expectativa é que esta nova versão do MS Windows seja o sistema operacional utilizado em grande escala na década de Este capítulo apresenta as características do Windows Server 2003, sistema operacional multiprogramável de 32/64 bits, que suporta escalonamento preemptivo, multithread, multiusuário, multiprocessamento simétrico (SMP) e gerência de memória virtual. 2ff7e9595c
Comments